Antonio Pinto
Newbie

|
 |
« em: Abril 12, 2010, 03:43:49 » |
|
Durante o passeio, a cadela não puxa a trela, o que é optimo, mas sempre que alguem se cruza com ela principalmente mulheres e crianças, tende a saltar para as pessoas para brincar, com outros cães é pior, pois puxa muito e pula muito mesmo, embora a trela seja um enforcador, ela eleva-se no ar dada a força dos esticões que a trela lhe dá, o mesmo se passa com as ciranças pequenas, como posso fazer para que ela espera sentada ao pé de mim em vez de ter o impulso de ir ter logo a correr com quem passa na rua?
Obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Treinador
Paulo Mendes
Global Moderator
Jr. Member

Consultor de Educação e Treino Canino
|
 |
« Responder #1 em: Abril 13, 2010, 07:30:56 » |
|
Boa tarde, Durante o passeio, a cadela não puxa a trela, o que é optimo, Realmente tem sorte que ela não puxe pela trela enquanto passeia na rua pois esse é o problema de quase todas as pessoas ao início de levarem os cães à rua. É tudo tão fantástico e curioso, os odores que existem na rua são tão variados e interessantes que os cães criam uma ansiedade que se transforma em vontade de querer descobrir tudo ao mesmo tempo. Puxar é só um reflexo da vontade de descobrir. ...sempre que alguem se cruza com ela principalmente mulheres e crianças, tende a saltar para as pessoas para brincar, com outros cães é pior, pois puxa muito e pula muito mesmo, embora a trela seja um enforcador, ela eleva-se no ar dada a força dos esticões que a trela lhe dá, o mesmo se passa com as ciranças pequenas, como posso fazer para que ela espera sentada ao pé de mim em vez de ter o impulso de ir ter logo a correr com quem passa na rua? A sua cadela tem quatro meses e está numa fase em que necessita de conhecer outras pessoas, crianças, outros animais. Será importante nesta fase do seu crescimento deixá-la sociabilizar-se com tudo e com todos. É muito incómodo quando eles querem ir para uma pessoa ou para um local e começam a puxar, adoptando algumas regras, ela começará a compreender que não valerá a pena puxar porque não consegue. As regras são: 1º Nunca deixá-la ir a um local com ela a puxar. Só a deixar ir quando ela não puxar e à sua ordem; 2º Estar sempre atento às situações que possam fazer com que ela puxe, evitando-as mesmo antes delas acontecerem; 3º Quando ela começar a puxar, pare imediatamente e ao dar-lhe um toque na trela diga-lhe “NÃO”, de seguida encaminhe-a noutra direcção ou quando ela começar a puxar, pare imediatamente e ao dar-lhe um toque na trela diga-lhe “NÃO”, deixando-a continuar a andar só se ela não puxar. Se ela começar a puxar outra vez volte a usar um destes dois métodos; 4º Tentar encontrar forma de conseguir reduzir a ansiedade que lhe provoca o puxar pela trela. Talvez levar uns biscoitos consigo e tentar dar-lhe pequenos bocados antes que ela comece a mostrar ansiedade pelas pessoas ou outros animais. Penso que se adoptar estas regras, ela com o passar do tempo se irá habituar às situações que agora lhe causam ansiedade e provocam esse comportamento. Atenção: Deixe-a conviver com o maior número de pessoas, de outros animais e com as mais variadíssimas situações. Proteja-a de situações de risco para ela não ter más experiências. Só assim terá uma companheira equilibrada. Se necessitar de mais alguma informação, estarei à sua disposição. Cumprimentos Paulo Mendes
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Antonio Pinto
Newbie

|
 |
« Responder #2 em: Abril 14, 2010, 08:29:12 » |
|
Bom Dia, para os passeios, uso a técnica que ja vi nuns videos no Youtube do Cesar Millan, que consiste em manter a trela curta e junto a mim, sempre sempre do mesmo lado para que ela se habitue, e sempre que ela se desvia, distrai ou algo do género, lhe dou um pequeno toque na trela para que ela volte á posição certa, ao meu lado e a andar de cabeça erguida. Levo sempre biscoitos, ate porque aproveito a altura do passeio para treinar com ela entre 10 a 15min, treino o senta, o deita, o fica, etc. Sempre que ela puxa eu paro, faço sempre isso, ate quando vou a sair de casa ou do prédio, se ela puxa, eu paro diante da porta (aberta) até que ela se acalme e sente, e aí saio eu e depois sai ela. O facto de ela puxar para ir ás pessoas, so é incomodativo porque algumas pessoas chamam a cadela, e naturalmenete ela fica em pulgas, outras vezes, são os proprios vizinhos que a enchem de festas e mimos, e ela depois, sempre que os vê, parece que vê uma familiar  fica em pulgas, o problema é que depois ela tem tendência a fazer isso a toda a gente, eu tenho deixado, mas gostaria de evitar que ela subissa com as patas para cima das pessoas e crianças, até porque ela é um pouco bruta ao pôr as patas da frente em cima de uma criança, facilmente a atira ao chão, não a proíbo de ir ter com pessoas e crianças, mas gostria de evitar a parte de ela pôr as patas da frente em cima das peesoas. Existe forma de o fazer? Quanto a outros cães nunca tive problemas a não ser ela puxar muito muito para ir ter com eleas, mas nunca lhe vi uma ponta de agressividade. Entendo então, que o facto de ela ter 4 meses é justificação para este comportamente eufórico. Obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Treinador
Paulo Mendes
Global Moderator
Jr. Member

|
 |
« Responder #3 em: Abril 14, 2010, 10:53:43 » |
|
Boa noite, Penso que está no caminho certo ao adoptar a técnica do treinador Cesar Millan para ela andar junto sem puxar pois ele usa técnicas muito eficazes. Penso que se for persistente e adoptar sempre da mesma forma essa técnica de que me falou, dentro de pouco tempo estará perfeitamente à vontade a passear na rua com a sua cadela. Não exija demasiado pois lembro-lhe que ela é muito novinha, precisa de ser orientada mas não forçada. Se a for orientando sempre com calma e sem exigir demasiado, os comportamentos que lhe ensinar ficaram mais vincados e ela será uma cadela equilibrada. “O facto de ela puxar para ir ás pessoas, so é incomodativo porque algumas pessoas chamam a cadela, e naturalmenete ela fica em pulgas, outras vezes, são os proprios vizinhos que a enchem de festas e mimos, e ela depois, sempre que os vê, parece que vê uma familiar fica em pulgas, o problema é que depois ela tem tendência a fazer isso a toda a gente, eu tenho deixado, mas gostaria de evitar que ela subissa com as patas para cima das pessoas e crianças, até porque ela é um pouco bruta ao pôr as patas da frente em cima de uma criança, facilmente a atira ao chão, não a proíbo de ir ter com pessoas e crianças, mas gostria de evitar a parte de ela pôr as patas da frente em cima das peesoas.
Existe forma de o fazer?” Sempre que as pessoas queiram fazer festinhas explique-lhe como devem fazer para que ela não salte. Diga-lhes que está a tentar corrigir esse comportamento e assim algumas delas até o ajudaram. Como fazer:Para evitar que ela salte às pessoas, deve estar sempre atento e antecipe o momento em que ela se prepara para saltar. Nesse preciso momento dê-lhe um toque na trela e diga-lhe “NÃO”, puxando-a na direcção contrária à da pessoa. Volte a posicioná-la frente à pessoa e esteja atento para repetir o mesmo método se for necessário. Repita quantas vezes forem necessárias até que a pessoa consiga fazer festas sem ela saltar. Se possível dê um biscoito à pessoa para que esta lhe dê sempre que ela não saltar. A pessoa quando lhe fizer festas já deve ter o biscoito não mão, baixando-a (a mão) de maneira que ela não necessite de saltar para comer o biscoito. Se não conseguir ter resultados com este método depois de algum tempo poderá experimentar outro método, que será: Use uma trela com cerca de 2 metros e quando estiver junto a uma pessoa que queira fazer festas à sua cadela, passe a metade da trela por debaixo do seu pé, segurando o resto da trela pela ponta. Deixe uma pequena folga para que ela não sinta a tensão da trela na coleira e faça pressão com o pé sobre a trela contra o chão. Sempre que ela saltar, não conseguirá pois a trela que está presa no seu pé travará o seu movimento. Penso que poderá usar este método se o método que lhe expliquei antes não funcionar. Se necessitar de mais alguma informação, estarei à sua disposição. Cumprimentos Paulo Mendes
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Antonio Pinto
Newbie

|
 |
« Responder #4 em: Abril 15, 2010, 08:11:47 » |
|
Bom Dia,
Obrigado pela ajuda, espero realmente estar no caminho certo, o que faço nas situações em que sei que ela vai levantar as patas da frente, que consigo antecipar, é pegar na trela junto ao pescoço e puxar um pouco para baixo para que ela não consiga levantar as patas da frente, por norma, ela força muito e começa a engasgar-se, mas eu apenas afrouxo quando noto que ela não está a fazer força para cima, assim que ela tende a lenvantar as patas, volto a puxar a trela para baixo.
mas se eu a mandar sentar primeiro, antes de as pessoas se cruzarem com ela, o normal que aconteça se as pessoas não lhe derem atenção, é ela nem se levantar, as pessoas passam mesmo á frente dela e ela não se levanta, apenas as segue com o olhar, talvez porque eu durante uns tempos, ficava com ela sentada na porta do predio, e sempre que passava alguem e ela não se mexia, dava-lhe um biscoito, mas ela só não vai ás pessoas em duas situações:
1ª se não a chamarem. 2ª se eu a mandar sentar antes de as pessoas se cruzarem com ela.
A trela que usoé um enforcador de 2 metros.
Só para eu não exigir demais da cadela, como é que sei que estou a puxar muito por ela durante os treinos ou no que estou a tentar ensinar? e com que idade é que noto que ela percebe melhor o que estou a tentar explicar-lhe?
Embora ela aprenda muito rápido, não que puxar demasiado por ela, nem ser demasiado brando nos ensinamentos.
Por ex, desde que ela está lá em casa que a obrigo a sentar-se antes de poder comer, ela obedece, embora ainda tenho o primeiro impulso de ir ao prato antes de se sentar, basta dizer que não, que ela não come e senta-se a olhar para mim á espera da ordem, é isto que eu quero, que ela olhe para mim em busca de uma orientação, mas desejo este comportamente em tudo.
Faço bem ou faço mal em querer este comportamento de olhar para mim em buscar de uma ordem/orientação?
Obrigado Paulo.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Treinador
Paulo Mendes
Global Moderator
Jr. Member

|
 |
« Responder #5 em: Abril 17, 2010, 04:33:57 » |
|
Boa tarde, "Obrigado pela ajuda, espero realmente estar no caminho certo, o que faço nas situações em que sei que ela vai levantar as patas da frente, que consigo antecipar, é pegar na trela junto ao pescoço e puxar um pouco para baixo para que ela não consiga levantar as patas da frente, por norma, ela força muito e começa a engasgar-se, mas eu apenas afrouxo quando noto que ela não está a fazer força para cima, assim que ela tende a lenvantar as patas, volto a puxar a trela para baixo." Sim pode continuar a fazer como está a fazer, agora é só uma questão de tempo até ela conseguir compreender que não deve saltar. "mas se eu a mandar sentar primeiro, antes de as pessoas se cruzarem com ela, o normal que aconteça se as pessoas não lhe derem atenção, é ela nem se levantar, as pessoas passam mesmo á frente dela e ela não se levanta, apenas as segue com o olhar, talvez porque eu durante uns tempos, ficava com ela sentada na porta do predio, e sempre que passava alguem e ela não se mexia, dava-lhe um biscoito, mas ela só não vai ás pessoas em duas situações: 1ª se não a chamarem. 2ª se eu a mandar sentar antes de as pessoas se cruzarem com ela." Sempre que a consiga controlar desta maneira será melhor para ela, até porque assim vai desenvolvendo os exercícios de obediência. "Só para eu não exigir demais da cadela, como é que sei que estou a puxar muito por ela durante os treinos ou no que estou a tentar ensinar? Em termos de treino de obediência eu aconselho que não deve treinar mais do que 10 a 15 minutos seguidos e sempre sem pressioná-la. Poderá fazer de uma a duas sessões por dia. "e com que idade é que noto que ela percebe melhor o que estou a tentar explicar-lhe?" Ela neste momento já compreende perfeitamente o que lhe ensina, desde que lhe ensine com método e de uma forma que seja compreensível para ela. A pouco e pouco ela vai fazendo as coisas como lhe ensina, você verá então que o comportamento que lhe ensina já está vincado e compreendido. Agradeço que abra um tópico em Obediência sobre a pergunta que me faz sobre a atenção que ela deve ter em si quando está a dar-lhe uma ordem, pois é outro tema. Cumprimentos Paulo Mendes
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Antonio Pinto
Newbie

|
 |
« Responder #6 em: Abril 19, 2010, 01:08:50 » |
|
Paulo,
Realmente existem muitas coisas que ela ja sabe e ja percebe. Irei continuar com o mesmo comportamento ao passeá-la. Apenas quando a energia é muita, é que é mais complicado, mas consegue-se.
Obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Treinador
Paulo Mendes
Global Moderator
Jr. Member

|
 |
« Responder #7 em: Abril 19, 2010, 10:59:57 » |
|
Olá, "Irei continuar com o mesmo comportamento ao passeá-la. Apenas quando a energia é muita, é que é mais complicado, mas consegue-se." Todo estes comportamentos são normais nos cachorros, agora é uma questão de tempo e vai ver que a pouco e pouco vai sentindo a diferença. Cumprimentos Paulo Mendes
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Antonio Pinto
Newbie

|
 |
« Responder #8 em: Junho 28, 2010, 09:47:38 » |
|
Bom Dia,
Irei fazer como diz, sempre de forma constante, a cadela sabe qual é o comportamento correcto a tomar, pois comigo, quando ela puxa e não sai do sitio, pois eu tenho a força para que ela não avançe nem um cm, ela automaticamente senta-se sem força a trela, ela sabe que sentada é a maneira que tem de conseguir o que quer, seja festas ou contacto com outros cães, o que eu gostaria de saber é até que ponto é normal este tipo de comportamento, a vontade de ir ter com pessoas, especialmente crianças, sempre para brincar, e com que idade se começa a notar alguma "maturidade".
Obrigado
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Treinador
Paulo Mendes
Global Moderator
Jr. Member

|
 |
« Responder #9 em: Julho 09, 2010, 11:09:48 » |
|
Olá António Pinto, "Irei fazer como diz, sempre de forma constante,... " A metodologia, a educação e a persistência são três factores importantes na educação de um cão. Se desistirmos, mudarmos o nosso método constantemente ou se não resistirmos à sua teimosia, eles conseguiram fazer o que lhes é mais fácil e de forma a atingirem os seus objectivos. "...festas ou contacto com outros cães, o que eu gostaria de saber é até que ponto é normal este tipo de comportamento, a vontade de ir ter com pessoas, especialmente crianças, sempre para brincar, e com que idade se começa a notar alguma "maturidade"." Sabe, é bom sinal que a sua cadela tenha um bom relacionamento com pessoas e outros animais, só terá que ter cuidado é que esse relacionamento não seja em demasia ou que não se vá modificando para pior. Como já lhe disse em respostas anteriores, a sua cadela é muito nova e precisa de brincar, de se relacionar com pessoas e outros animais, neste momento basta que lhe controle o ímpeto e verá que com a aproximação da fase adulta ela deverá acalmar. Ela deverá entrar na fase adulta por volta dos 18 a 24 meses de idade. Cumprimentos Paulo Mendes
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|